• Facebook: universitarioscristaos
  • Google+: 103645232262721434081
  • Twitter: unicristaos
  • External Link: www.instagram.com/universitarioscristaos

EBRUC

Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

O Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) é uma iniciativa do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta do encontro é reunir jovens de todo o Brasil que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos "novos areópagos" da Igreja. É referência para a realização do EBRUC o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da "formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos", pois um dos primeiros é o mundo universitário.

Depois do significativo êxito da primeira edição do Ebruc, realizada em 2010 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no campus Betim, a proposta do encontro foi consolidada e, desde junho de 2011, já inciaram-se os preparativos para a segunda edição. O Setor Universidades visa estabelecer o Ebruc no calendário dos eventos mais importantes para os universitários de todo país reafirmando a proposta do encontro com novas edições a cada dois ou três anos.

EBRUC Curitiba 2012

A segunda edição do Ebruc foi realizada no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR), entre os dias 12 e 14 de outubro. Nessa edição ficou consolidada a proposta ecumência do encontro. Entre os presentes estiveram dom Joaquim Giovano Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, da CNBB;  dom Tarcisio Scaramussa, bispo de referência do Setor Universidades; dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso; dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba (PR); dom Naudal Alves Gomes, bispo da diocese de Curitiba da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; pastor Jorge Schiefer Decker, sinodal do Sínodo Paranapanema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

ebrucO 2º EBRUC reuniu 550 pessoas, em sua maioria jovens, do Brasil, mas também da Argentina, Chile e Guiné Bissau.

O tema escolhido para o encontro foi Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema "Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos", expressão baseada no Evangelho segundo São João. O encontro foi marcado por mesas redondas, areópagos com assuntos propostos pelos participantes, apresentações de música e dança, missas, celebrações ecumênicas, oficinas temáticas.

A segunda edição do EBRUC motivou a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades (CMUC) em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada.

 

EBRUC Betim 2010

O 1º EBRUC ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no campus Betim, entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010. Com o tema Presença e registros dos universitários: linguagens e caminhos e o lema Conectando vida na tela do saber, o encontro reuniu 180 jovens universitários de todo o Brasil. Para documentar tudo que aconteceu no 1º EBRUC, foi elaborado um relatório completo com todos os atos e fatos do encontro.

 atosConfira:

Relatório EBRUC 2010 - "Atos e Fatos"

Todas as Fotos do encontro em Minas

Video do EBRUC 2010

Desenvolvido por TDH