Postado em Segunda, 12 Junho 2017 - Escrito por

Pastoral Universitária do Regional Leste 2 da CNBB promove Curso de Formação

Participantes do Curso para Agentes de Pastoral Universitária - Leste 2 Participantes do Curso para Agentes de Pastoral Universitária - Leste 2

A cidade de Belo Horizonte sediou, nos dias 10 e 11 de junho, o Curso de Formação promovido pela Pastoral Universitária do Regional Leste 2, que abrange os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Com a participação de 32 agentes de pastoral, vindos de dez Dioceses, o objetivo do curso foi partilhar conteúdos que colaborassem com o discernimento e a prática da evangelização no âmbito universitário, embasada nos eixos da espiritualidade, reflexão e ação social solidária.
A exposição dos conteúdos e a mediação dos debates contou com a participação do Padre Danilo Pinto dos Santos, assessor nacional do Setor Universidades da CNBB; Áurea Marin Burocchi e Edmar Avelar Sena, professores da PUC Minas; Maria Eugênia Llloris e Alais Naves, agentes da Pastoral PUC Minas; Frei Oswaldo Rezende e Ismael Deyber Silva, da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi destaque entre o conteúdo partilhado o conhecimento aprofundado da eclesiologia do Papa Francisco e sua aplicação na Pastoral Universitária; a reflexão sobre Cultura, Sociedade e Universidade; a análise do Documento de Estudos 102 da CNBB “O Seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário” e ainda uma partilha sobre a realidade do Ensino Superior no Espírito Santo e em Minas Gerais a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do Ministério da Educação.
Também fez parte da programação um momento de apresentação dos critérios de discernimento para ação no âmbito das Instituições do Ensino Superior, (Arqui)Dioceses e do Regional. Sobre este último âmbito, foram realizados encaminhamentos para o aprofundamento do processo de articulação, iniciado em 2016. Entre as deliberações realizadas, está a criação de um grupo de articulação colegiada, composto por referenciais provinciais, representantes de instituições e movimentos com significativa atuação no Regional e pelo Bispo referencial para a Comissão de Educação, Dom João Justino de Medeiros. Também decidiu-se pela realização de encontros provinciais que favoreçam a articulação e a formação dos agentes de pastoral e a realização anual do Curso de Formação Regional, que em 2018 será nos dias 15 e 16 de setembro.
O Curso contou ainda com a partilha dos agentes acerca de seus trabalhos e realidades, com um Momento de Espiritualidade Universitário, inspirado na mística da Comunidade de Taizé, e com a Celebração Eucarística, no domingo em que a Igreja Católica festeja a Trindade Santa.