Postado em Quarta, 23 Agosto 2017 - Escrito por

Núcleo de Estudantes Internacionais participa de encontro do Setor Mobilidade Humana.

Entre os dias 17 e 19 de agosto foi realizado, em Belo Horizonte/MG, o VII Encontro Nacional das Pastorais do Setor Mobilidade Humana, atividade organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora.

O encontro, que aconteceu no Centro de Espiritualidade Recanto de Assis, reuniu as pastorais e serviços que cuidam das pessoas em situação de mobilidade, a exemplo das pastorais Rodoviária, do Turismo, Migrantes, Refugiados, dos Nômades, Apostolado do Mar, e propôs uma reflexão sobre a conjuntura social, política e eclesial e sobre a mobilidade humana para identificar os desafios e apontar indicações para uma “Igreja em saída”.

O Núcleo de Estudantes Internacionais, ação promovida em conjunto pelo Setor Universidades e pelo Setor Mobilidade Humana, também foi representado no encontro. Taciane Barros, colaboradora do Setor Universidades e articuladora do Núcleo, apresentou aos membros do SMH o histórico da criação do Núcleo, bem como as iniciativas que já foram mapeadas no país e que estão em processo de articulação.

A programação do encontro contou ainda com uma visita dos membros do SMH ao Centro Zanmi – Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados, na qual foi possível dialogar com as pessoas que são atendidas e acompanhadas pelo Zanmi e conhecer a equipe de trabalho, que partilhou com os participantes do encontro quais são os serviços oferecidos pelo Centro, e como são desenvolvidas as atividades por cada núcleo do Zanmi.

Ao final do encontro os representantes das pastorais e serviços se dividiram em grupos de trabalho para, a partir das reflexões suscitadas nas análises de conjuntura e sobre a mobilidade humana, apontar quais as luzes que surgiram para cada pastoral e sugestões para a articulação do Setor Mobilidade Humana.