Quem Somos

O Setor Universidades (SU) pertence a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente da Comissão é Dom João Justino de Medeiros Silva(bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte), e o assessor nacional do Setor Universidades é Padre Danilo Pinto Dos Santos, da Arquidiocese de Salvador.

Os protagonistas do Setor Universidades são os Universitários Cristãos, a Juventude Universitária de diferentes grupos e movimentos de Igreja, jovens que colocam seus conhecimentos a serviço da missão evangelizadora.

Missão

Favorecer a integração e o diálogo entre diferentes experiências e iniciativas atuantes nas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil a fim de criar uma Rede de Unidade e Comunhão comprometida com a mensagem do Evangelho e com o respeito a pluralidade cultural no meio universitário.

Objetivo

Atuar como um canal de comunicação e intercâmbio de experiências que articula, incentiva e promove várias ações, já existentes, de evangelização nas Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Universitários Cristãos

marca universitarisos cristaos webTrata-se de um projeto do Setor Universidades para reafirmar e concretizar, potencialmente, sua missão e objetivo, por meio de estratégias de comunicação social na internet, conectando os Universitários Cristãos de todo o Brasil, evidenciando a necessidade, e possibilidade, de Unidade e Comunhão de todos os movimentos e grupos de Igreja que atuam no meio universitário.

Justificativa

Para atender as necessidades de comunicação e consciência de identidade do Setor Universidades, propõe-se uma nomenclatura universal e adequada para todos os grupos e movimentos que atuam no meio universitário. Sob o nome Universitários Cristãos todos os grupos de Pastoral Universitária (PU), Pastoral da Universidade(PdU), Serviço de Pastoral Universitária (SPU), Ministério Universidades Renovadas(MUR), Comunhão e Libertação, Movimento Emaús, Movimento dos Focolares, Movimento Shalom, Movimento de Schoenstatt  e todos os outros movimentos, bem como grupos orientados por Congregaçoes ou Institutos de Vida Consagrada, que atuam no meio universitátio, passam, com esse projeto, a compor um único e grande grupo.

Todos são Universitários Cristãos! E mesmo que os projetos do Setor Universidades contemplem, além dos alunos, todos os dirigentes, professores, e funcionários, todas esses grupos da comunidade acadêmica já foram universitários um dia e também identificam-se com a nomenclatura.

Todos são Universitários Cristãos e podem estar Unidos em Comunhão por meio do Setor Universidades da CNBB.

A marca

Na marca escolhida para o identificar o projeto Universitários Cristãos aparecem com nitidez e graciosidade as iniciais U e C; a imbricação das letras "U" e "C" sugere interação, abertura, flexibilidade e diálogo, princípios característicos do Setor Universidades; e as formas das letras, orgânicas e longilíneas, parecem dançar no espaço, o que muito convém a uma marca majoritariamente associada à juventude.

É possível identificar ainda que a união das letras "U" e "C" formam nitidamente a letra "S" fazendo referência direta ao Setor Universidades.

Temos nessa marca três letras muito significativas:

U - inicial de Universitários e também de Universidades

C - de Cristãos

S - de Setor

U + C = S   >  Universitários + Cristãos = Setor Universidades

Além disso, "U" e "C" também são as iniciais das palavras chave da missão do Setor Universidades: Unidade e Comunhão.

Universitários Cristãos > Unidos em Comunhão na promoção e fortalecimento do anúncio do Evangelho e do respeito a pluralidade cultural no meio universitário.

Tipografia

A tipografia foi especialmente escolhida levando-se em consideração o logotipo da CNBB. Buscou-se usar uma fonte de traço semelhante para fazer direta associação do projeto com o Setor Universidades da CNBB.

Trata-se de uma tipografia de traços simples de leitura extremamente fácil.

Cores

As cores verde e azul foram especialmente escolhidas para compor a marca Universitários Cristãos.

O verde está associado à juventude, energia, movimento, vitalidade e vigor. Além disso, a cor verde relaxa, renova os ânimos e desperta o sentimento de conforto e acolhimento.

O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente. O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo. Essa cor esta associada à estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade, generosidade, saúde, cura, frescor, entendimento, tranquilidade.